terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que é Doença Celíaca?

A doença celíaca é a intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. É uma doença genética, que costuma se manifestar ainda na infância por volta dos dois anos, mas não se engane se os sintomas aparecerem mais tarde me descobri celíaca aos 22.
Para os celíacos a ingestão de glúten causa inflamação das paredes do intestino, é que as paredes do nosso intestino são todas preguiadinhas para aumentara area de absorção de nutrientes. Quando acontece uma inflamação elas ficam chatas diminuindo esta area e tambem a absorção de nutrientes do nosso corpinho.
O tratamento não exige medicamentos apenas dieta sem glúten, sem alimentos como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces.
O não tratamento acaba provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. O que pode desencadear varias outras mazelas, te levar a animias, desnutrição e ate ao desenvolvimento tumores do intestino delgado.
Mas calma, não é o fim... No inicio a dieta não é boa, agente fica perdido mesmo, ficamos sem o pão de cada dia, mas acredite, há um mundo de guloseimas que voce ainda pode comer, e pode deixar que eu vou divulgando aqui cada nova descoberta sobre comidas deliciosas e free Glúten!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário